Depois de realizar uma temporada somente de amistosos no ano de 1941, no ano seguinte o Alvi Azul se preparava para voltar a disputar o Campeonato Paulista do Interior, no qual já havia sido Bicampeão, nos anos de 1919 e 1926.
O time era praticamente o mesmo das últimas duas temporadas, 1940-1941, com jogadores mais experientes no que se trata de jogos contra times mais expressivos, destacando-se os seguinte jogadores: o jovem Hugo dos Santos, rápido, esperto e habilidoso como poucos, deixava os times adversários malucos com suas jogadas, além da facilidade em fazer gols; o experiente Renato Simi, vulgo Mestre, tamanha era sua ligação com o clube e pelo trato com a bola, sem contar seu chute que era muito potente; Savério Mario Ardito, o símbolo de vontade e raça do time, com ele não tinha bola perdida, além de ser muito técnico com excelentes passes, também fazia muitos gols; e José Machado, vulgo Zezão ou Gato Selvagem, o jogador que a torcida mais gostava, por ter um enorme carisma e de ser um baita goleiro, um dos melhores da época.
O Alvi Azul tinha a seu favor o entrosamento, se conheciam muito bem, as jogadas fluíam naturalmente dentro de campo, comandados pelos excelente treinadores Chiquito e Moreirinha, ambos ex atletas do clube (goleiros).
Se preparando para o Campeonato Paulista do Interior, o Alvi Azul treinava forte e realizou 7 jogos amistosos, que foram os seguintes:
Data - 22/02
Taubaté 10x3 A.A Ferroviária (Pindamonhangaba)
Local - Campo do Bosque
Data - 01/03
A.A Ferroviária (Pindamonhangaba) 2x7 Taubaté
Local - Estádio Antonio Pinheiro Junior - Pindamonhangaba
Data - 03/03
Taubaté 4x2 Smart FC (Itajubá-MG)
Local - Campo do Bosque
Data - 26/04
ec são josé 2x1 Taubaté
Local - são josé dos campos
Data - ??
Taubaté 6x2 Yuracan FC (Itajubá-MG)
Local - Campo do Bosque
24/05
Smart FC (Itajubá-MG) 1x0 Taubaté
Local - Estádio Ambrósio Pinto - (Itajubá-MG)
Data 01/06
Taubaté 3x0 EC Elvira (Jacareí)
Local - Campo do Bosque
Após os jogos amistosos, teve início o Campeonato da cidade, que apontaria o Campeão Taubateano a representar a cidade no Campeonato Paulista do Interior.
Disputaram o torneio as seguintes equipes:
Vila Nova, Independência, Jardim América, Bandeirantes, Jacques Félix, Construção Civil, Mecânica, Ordem e Progresso, Independentes, São Paulo, União Operária, Vila das Graças e São Cristóvão.
O campeão entre essas equipes disputou o título de Campeão da cidade com o EC Taubaté.(Até o momento não conseguimos dados apontando quem foi o campeão entre essas equipes que decidiu o Título de Campeão Taubateano com o EC Taubaté).
Como campeão Taubateano, o Esporte Clube Taubaté, garantiu vaga no Campeonato Paulista do Interior, onde a primeira fase foi regionalizada e organizada pela Comissão Central de Esportes da 24ª Região, com aval da Federação Paulista de Futebol, onde o EC Taubaté ficou em um grupo ao lado dos seguintes times:
Associação Atlética Caçapavense - (Caçapava)
Associação Esportiva de são josé - (são josé dos campos)
Esporte Clube Paraibuna - (Paraibuna)
Ponte Preta Futebol Clube - (Jacareí)
União Futebol Clube - (Mogi das Cruzes)
Em jogos de ida e volta, quem somasse mais pontos, seria declarado o campeão da 24ª Região e avançaria a próxima fase do campeonato.
Os jogos do EC Taubaté nessa primeira fase, foram os seguintes:
1ª rodada
Data - 28/06
Taubaté 6x3 União FC (Mogi da Cruzes)
Local - Campo do Bosque
2ª rodada
Data - 05/07
AE São José 1x3 Taubaté
Local - São José dos campos
3ª rodada
Data - 12/07
Ponte Preta FC (Jacareí) 4x1 Taubaté
Local - Estádio Ponte Preta
4ª rodada
Data - 19/07
EC Paraibuna 3x5 Taubaté
Local - Estádio Amador Celeste - (Paraibuna)
5ª rodada
Data - 26/07
AA Caçapavense 3x4 Taubaté
Local - Estádio Capitão José Ludgero - (Caçapava)
6ª rodada
Data - 23/08
Taubaté 2x1 AE São José
Local - Campo do Bosque
7ª rodada
30/08
Taubaté 9x2 EC Paraibuna
Local - Campo do Bosque
8ª rodada
Data - 06/09
União FC 3x3 Taubaté
Local - Mogi das Cruzes
9ª rodada
Data - 13/09
Taubaté 10x2 Ponte Preta FC
Local - Campo do Bosque
10ª rodada
Data - 20/09
Taubaté ?x? AA Caçapavense
Local - Campo do Bosque
Com os resultados conquistados, o Alvi Azul, sagrou-se campeão da 24ª região, avançando a próxima fase do campeonato, a qual podemos chamar de oitavas de final. Nesta fase, se realizaria jogo único na casa de quem fez a melhor campanha na primeira fase, o adversário era um velho conhecido, a Associação Atlética Ferroviária de Pindamonhangaba, campeão da 9ª Região.
O resultado do jogo das oitavas de final, foi o seguinte:
Data - 04/10
Taubaté 5x3 AA Ferroviária
Local - Campo do Bosque
Com a vitória, o Alvi Azul avançou para as quartas de final, onde se manteria o sistema de jogo único na casa de quem tivesse a melhor campanha. O adversário foi de outra região do Estado, o campeão da 23ª região, o Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube, que venceu nas oitavas a Associação Atlética Portuários de Santos pelo placar de 7x2.
O resultado do jogo das quarta de final, foi o seguinte:
Data - 11/10
Taubaté 5x3 EF Sorocabana
Local - Campo do Bosque
Com a vitória, o Alvi Azul avançou para semifinal, onde se manteria o sistema de jogo único na casa de quem tivesse a melhor campanha, o adversário foi o campeão da 18ª região, o Rio Claro Futebol Clube, que venceu nas oitavas, o XV de Piracicaba por 1x0, e nas quartas, a Ponte Preta por 2x1.
O resultado do jogo da semifinal, foi o seguinte:
Data - 18/10
Rio Claro FC 0x3 Taubaté
Local - Estádio Municipal - Rio Claro
Obs.: No pré jogo, o goleiro do Alvi Azul, Zezão resolveu dar uma volta na cidade, e entrou em uma barbearia para cortar o cabelo, e sofreu racismo. A pessoa responsável pela barbearia disse a Zezão que naquele estabelecimento eles não cortavam cabelo de macaco. Zezão saiu da barbearia revoltado e prometeu que iria pegar tudo naquele jogo. Assim o fez, apesar dos 3 gols feitos pelo Alvi Azul, Zezão foi considerado o melhor em campo, fazendo defesas espetaculares.
Com a vitória, o Alvi Azul avançou para a grande final, onde se jogaria dois jogos, o último na casa de quem tivesse a melhor campanha. O adversário da finalíssima foi o campeão da 3ª região, o Luzitania Futebol Clube de Bauru, que venceu nas oitavas o Paulista de São Carlos por 4x1, nas quartas a Ferroviária de Botucatu por 2x1 e na semi final o Clube Atlético Pirassunnguense por 1x0.
O resultado do primeiro jogo da final, foi o seguinte:
Data - 01/11
Luzitania FC 4x0 Taubaté
Local - Bauru
Após o resultado conquistado, os torcedores do Luzitania, já comemoravam o título. Afinal, pelo regulamento, a equipe da Luzitania poderia perder por uma diferença de até 4 gols e mesmo assim ficaria com o título.
Enquanto isso, na cidade de Taubaté não se falava em outra coisa, a não ser no jogo de volta, os torcedores estavam animados e confiantes, mesmo com o revés sofrido em Bauru, a expectativa era enorme na remontada e a conquista do título. Os jogadores tinham o mesmo sentimento dos torcedores, que era possível fazer a remontada e conquistar o tricampeonato do interior.
O resultado do segundo jogo da final, foi o seguinte
Data - 08/11
Taubaté 7x0 Luzitania FC
Local - Campo do Bosque
De baixo de muita chuva, com o campo parecendo um mangue, o Esporte Clube Taubaté, conseguiu um dos seus maiores feitos na história, uma remontada espetacular, aplicando uma goleada impiedosa em cima do time de Bauru, com atuação de gala de Savério Mario Ardito e Dão, que fizeram 3 gols cada.
A torcida foi um show a parte, desde o pré jogo (falaremos disso mais para frente) até a hora da partida, onde abarrotou o Campo do Bosque e empurrou o time rumo ao título.
Título merecido e muito comemorado por jogadores e torcida, que invadiu o campo no apito final. As ruas da cidade ficaram em festa, muito morteiro e barulho para comemorar o tri campeonato do interior.
O Campeonato Paulista do Interior, era o ápice para um clube de futebol do interior nessa época, por isso tanta festa, seria come se hoje em dia o Alvi Azul, ganhasse o Campeonato Paulista da Primeira Divisão.
Esporte Clube Taubaté, Tri Campeão Paulista do Interior!
OBSERVAÇÕES
Durante a primeira fase do campeonato, o EC Taubaté realizou 4 amistosos, um deles entre a 1ª e 2ª rodada, que foi o seguinte jogo:
Data - 29/06
Taubaté 5x5 Maristela FC
Local - Campo do Bosque
Obs.: Partida beneficente em prol do ex jogador Celso, vulgo Corvinho, que se encontrava enfermo.
Os outros 3 jogos foram realizados entre a 5ª e 6ª rodada, e os resultados, foram os seguintes:
Data - 02/08
Taubaté 5x0 AE Guaratinguetá
Local - Campo do Bosque
Data - 02/08
Taubaté 8x1 Resende FC (Resende-RJ)
Local - Campo do Bosque
Data - 16/08
Taubaté ?x? Rio Claro FC
Local - Campo do Bosque
Após a conquista do título o Esporte Clube Taubaté, realizou 2 amistosos, que foram os seguintes:
Data - 22/11
Taubaté 2x4 São Paulo Raillway AC
Local - Campo do Bosque
Data - 29/11
Taubaté 2x1 Fluminense FC
Local - Campo do Bosque
Após a disputa desses 2 amistosos, o EC Taubaté, se preparou para disputa do título de Campeão Amador do Estado de São Paulo, que colocava frente a frente o Campeão Paulista do Interior e o Campeão Amador de São Paulo, o LPB (Laboratório Paulista de Biologia). Foram disputados dois jogos,para descobrir o campeão, um em Taubaté e outro em São Paulo, o resultado dos jogos foram os seguintes:
Data - 13/12
Taubaté 2x5 Lpb FC
Local - Campo do Bosque
Data - 15/12
Lpb FC 2x2 Taubaté
Local - Estádio do Pacaembu
Com o resultado o Esporte Clube Taubaté ficou com o vice campeonato.
Na sequência, algumas fotos do esquadrão Alvi Azul de 1942:
Da esquerda para direita: ??, Savério, ??, Hugo, ??
O Mítico Goleiro Zezão!
Tri Campeão Paulista do Interior, entrega das faixas.
Fonte:
Revista, Vida Esportiva Paulista, N 34, 15 de dezembro de 1942.
Acervo Pessoal, Horton Cunha.
Acervo Pessoal, Rafael Citro.
Mistau - Museu de Imagem de Taubaté.
Blog do Moacir - moataubate.com
Comments