top of page
Buscar
Jefferson Ribeiro

CAMPEÃO

Atualizado: 25 de jun. de 2020

Chegando a última rodada do torneio dos campeões, o Esporte Clube Taubaté dependia somente de suas próprias forças para conseguir o título e o acesso à primeira divisão. A confiança da torcida em um resultado positivo era imensa, pois o Alvi Azul tinha um ótimo time e o fator casa poderia ser um fator determinante para o resultado final da partida. Além do que, o adversário Botafogo FC já não tinha chance alguma, só iria cumprir tabela e em caso de vitória Botafoguense, o maior beneficiado seria seu arquirrival, Comercial FC, que em caso de vitória diante do Tupã, seria o campeão.


TAUBATÉ x BOTAFOGO

No dia 26/06 um domingo a tarde de muito sol, com o campo do bosque completamente abarrotado, o Alvi Azul decidiria seu destino no campeonato diante do Botafogo, que diferente do que todos imaginavam, prometia não facilitar em nada. A seguir, os times posando para foto antes da partida:

ESPORTE CLUBE TAUBATÉ

BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE


Na fase inicial, o Alvi Azul impulsionado pelo apoio da torcida foi com tudo para o ataque e, aos 11 minutos em um laçamento pelo alto na área botafoguense, o goleiro Ênio saiu para fazer a defesa, do nada surgiu Berto que nitidamente desviou a bola com a mão direita, praticamente um soco, tirando a bola do alcance de Ênio e abrindo o placar 1x0. Houve muitos protesto do time do Botafogo, mas que em nada adiantou, o árbitro confirmou o gol.

O GOL DE BERTO COM A MÃO.

NESSA OUTRA FOTO, FICA AINDA MAIS NÍTIDO O TOQUE DE MÃO DO ATACANTE BERTO.


Após o gol, o Botafogo talvez com raiva do gol ilegal que sofreu, começou a jogar melhor, dominando a partida, obrigando Sergio a fazer pelo menos 2 defesas, uma delas em chute à queima roupa onde o goleiro espalmou para escanteio. Aos 33 minutos, quando parecia que o Botafogo chegaria ao empate, o Alvi Azul saiu em um contra ataque veloz, Berto faz linda jogada individual e passa para Silvio fazer o segundo 2x0. Após o gol, o jogo ficou controlado, até chegar ao final do primeiro tempo.

SILVIO FAZ O SEGUNDO GOL DO ALVI AZUL.


Na fase complementar, o Botafogo veio disposto a estragar a festa da torcida Taubateana, se lançando ao ataque, mas aos 7 minutos, Berto dá um chapéu no zagueiro dentro da área e, quando se preparava para chutar, surge Benedito com um lindo sem-pulo para colocar a bola no fundo das redes, 3x0. Para facilitar a situação, o meio campo Mario do Botafogo, foi expulso aos 10 minutos por reclamação.

COMEMORAÇÃO DO TERCEIRO GOL.


O jogo parecia ganho, mas aos 15 minutos, em uma desatenção do zagueiro Ananias, o Botafogo marca seu gol através de Perseu, 3x1. Não tendo nada a perder e com 1 a menos o Botafogo foi valente e foi ao ataque, não obtendo muito sucesso e com poucas chances reais de gol.

BENEDITO QUASE MARCA DE BICICLETA, CHUTE DEFENDIDO PELO GOLEIRO ÊNIO.

BENEDITO EM DISPUTA PELO ALTO COM OS ZAGUEIROS DO BOTAFOGO.


O jogo se encaminhava para o fim, quando aos 36 minutos após passe de Taino, Benedito faz o quarto 4x1. Após o gol, começou um verdadeiro carnaval da torcida Taubateana, com banda de música, cartazes, fogos de artifícios, serpentina, gritaria. Chegando assim, ao final da partida. Esporte Clube Taubaté se consagrou campeão paulista da segunda divisão de 1954, conquistando o acesso ao campeonato paulista da primeira divisão.

As equipes atuaram assim:

Taubaté: Sergio, Rubens e Ananias, Can-Can, Zé Américo e Ivan, Silvio, Taino, Berto, Benedito e Alcino.

Botafogo: Ênio, Fonseca e Vasquinho, Diógenes, Mario e Perseu, Neco, Brotero, Elvo, Américo e Dorival.


Gols: Berto (T), Silvio (T), Benedito (2 T) e Perseu (B).

A renda da partida foi de 112,00.00 cruzeiros, uma renda espetacular, levando em consideração que os sócios do alvi azul não pagavam ingresso. O árbitro da partida foi Luiz Bottini, não se tendo o nome de seus auxiliares.


FESTA E COMEMORAÇÃO


Após o apito final, o gramado foi invadido e tomado pelos torcedores, que carregavam os campeões nos braços, a festa já era total, mas todos foram ainda mais ao delírio com a entrada de um Burro em campo, em resposta ao apelido ganho na 1ª rodada do torneio dos campeões, onde após vencer o Comercial FC por 6x3, perdeu os pontos por escalar irregularmente o jogador Alcino. O Burro foi tão festejado quanto os jogadores.

UM BURRO ENTROU EM CAMPO PARA DELÍRIO DE TODOS, NA FOTO APARECE SENDO MONTADO POR UM TORCEDOR.

TORCEDORES INVADINDO O GRAMADO.

JOGADORES OVACIONADOS PELA TORCIDA.

O VESTIÁRIO PÓS JOGO, O ZAGUEIRO RUBENS, SENDO ABRAÇADO PELO PRESIDENTE DO ALVI AZUL, JOAQUIM DE MORAIS FILHO, A TERCEIRA PESSOA NA FOTO NÃO FOI IDENTIFICADA.

NO VESTIÁRIO PÓS JOGO, O ATACANTE BENEDITO, PRESIDENTE JOAQUIM DE MORAIS FILHO E O ZAGUEIRO RUBENS.


Fonte:

A Gazeta Esportiva - Segunda Feira, 27 de Junho de 1955.

A Gazeta Esportiva - Terça Feira, 28 de Junho de 1955.

113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page