top of page
Buscar
Jefferson Ribeiro

TORNEIO MIGUEL COUTO FILHO 1956

Durante os meses de março e abril de 1956 o Canto do Rio e a prefeitura de Niterói-RJ, realizaram um torneio de futebol para homenagear o então governador do estado do Rio de Janeiro, o senhor Miguel Couto Filho. Os times convidados para realização do torneio que levou o nome do governador, foram os seguintes:


Canto do Rio Foot-Ball Club - RJ

Americano Futebol Clube - RJ

América Futebol Clube - MG

Associação Atlética Portuguesa - RJ

Madureira Esporte Clube - RJ

São Cristóvão de Futebol e Regatas - RJ

Esporte Clube Taubaté - SP

Esporte Clube Vitória - BA                                  

A princípio as 8 equipes estavam confirmadas no torneio, mas América Mineiro, São Cristóvão e Vitória desistiram de participar. O América alegou falta de dinheiro para ir e voltar do Rio de Janeiro. O Vitória alegou que não tinha uma equipe para disputa do torneio, depois do fracasso no torneio Bahia-Pernambuco, dispensou 8 jogadores, não tendo tempo suficiente para contratar e montar uma nova equipe. Não se tem o motivo da desistência da participação do São Cristóvão (até o momento).


FÓRMULA DE DISPUTA

A fórmula de disputa do torneio era bem simples, todos contra todos, quem fizesse o maior número de pontos seria o campeão, cada vitória valia 2 pontos e o empate 1 ponto, em caso de empate de pontos ao término do torneio, quem tivesse o melhor saldo de gols ficaria com o título. 


OFICIALIZAÇÃO DO TORNEIO


Apesar de já ter acontecido um jogo do torneio, onde o Canto do Rio foi derrotado por 1x2 para Portuguesa, partida que aconteceu no dia 01/03 em Niterói, foi na tarde do dia 06/03 a oficialização do torneio, onde o governador recebeu as 5 delegações das equipes concorrentes ao título no Palácio Nilo Peçanha, popularmente conhecido como Palácio do Inga, onde foi oferecido um jantar e apresentado a todos pelo próprio governador a taça que estaria em disputa pelas equipes, além de uma premiação de 40 mil cruzeiros e um amistoso com o Santos Futebol Clube na Vila Belmiro.


ESPORTE CLUBE TAUBATÉ


O alvi azul vinha embalado para participar do torneio Miguel Couto Filho, tinha ganho o título de campeão paulista da segunda divisão de 1954, campeonato esse que acabou em junho de 1955, e na sequência participou do campeonato paulista da primeira divisão de 1955, onde teve um péssimo começo de campeonato, mas depois da chegada do renomado treinador Aymoré Moreira, o time deu uma arrancada sensacional, fugindo das últimas colocações e terminando o campeonato de forma honrosa no meio da tabela e permanecendo na primeira divisão, campeonato esse que acabou em janeiro de 1956. 

Com a saída de Aymoré Moreira e a chegada do treinador Gonzalez, o  alvi azul queria usar o torneio Miguel Couto Filho para o treinador conhecer melhor seus jogadores e se preparar para o campeonato paulista de 1956.

O alvi azul foi de ônibus pela viação Cometa ao Rio de Janeiro, chegando pela manhã do dia 05/03, na parte da tarde fez o reconhecimento do gramado do estádio Caio Martins, onde enfrentou o Madureira na noite do dia 06/03.


MADUREIRA x TAUBATÉ 

Jogando contra a forte equipe do Madureira, o alvi azul na etapa inicial foi melhor, podendo ter aberto uma vantagem maior no placar, mas acabou perdendo muitos gols, chegando ao final do primeiro tempo vencendo por 2x1, Hélio e Manteiga marcaram para o Taubaté, enquanto Salvador descontou para o Madureira.

Já na etapa complementar foi o tricolor Suburbano que foi melhor, virando a partida com gols de Osvaldo e novamente Salvador, podendo ter ampliado a vantagem. No apagar das luzes, quando a vitória do Madureira parecia certa, Manteiga no último minuto empatou para o alvi azul, chegando assim ao final da partida 3x3.

As equipes atuaram assim:

Madureira - Irezê, Bitum, Darci, Nilo, Apel, Mario, Zezinho, Machado, Salvador, Nelsinho, Osvaldo.

Taubaté - Floriano (Sergio), Arati (Wilson), Rubens, Ivan, Zé Américo, Ananias, Alcino, Berto, Durval, Manteiga, Hélio (Paulista).

A renda foi de 26,000,00 cruzeiros. O árbitro da partida foi José Machado.

A seguir, imagens da partida:

ESPORTE CLUBE TAUBATÉ NOS VESTIÁRIOS DO ESTÁDIO CAIO MARTINS.

LANCES DO PRIMEIRO E TERCEIRO GOL DO ALVI AZUL.

DURVAL TENTA PASSAR PELA DEFESA DO MADUREIRA.

IREZÊ DEFENDE AOS PÉS DE ALCINO.


TAUBATÉ x PORTUGUESA

No dia 18/03, jogando em Taubaté, o alvi azul encarou a lusa Carioca. A torcida Taubateana estava animada com essa partida a expectativa era de vitória, pois o alvi azul vinha de dois bons resultados, em jogos amistosos, venceu o Palmeiras por 2x0 e empatou com o Santos em 2x2. 

A partida foi equilibrada do primeiro ao último minuto, com ambos os times procurando a vitória. Na etapa preliminar, aos 9 minutos, Berto abriu o placar para o Taubaté, mas não deu tempo de comemorar, aos 11 minutos, Guilherme empatou para lusa. A partida era muito disputada, com entradas duras, mas limpas de ambas equipes, até que aos 19 minutos, Ivan fez o segundo para o alvi azul.

Na etapa complementar o jogo seguiu duro, aos 22 minutos Neca faz para lusa e deixa tudo igual, ambas equipes criaram boas chances de gol que não foram convertidas, chegando assim o final da partida, 2x2.

As equipes atuaram assim:

Taubaté - Floriano, Rubens, Porunga, Ananias (Arati), Ivan (Guengue), Zé Américo, Alcino, Berto, Durval, (Aléssio), Manteiga, Hélio.

Portuguesa - Antoninho, Valter, Lúcio, Haroldo, Joe, Cicarino, Renato (Nei), Guilherme (Faia), Jaime, Neca, Cesar.

A renda da partida foi de 41,000,00 cruzeiros. O árbitro da partida foi Telêmaco Pompeu.


TAUBATÉ x CANTO DO RIO

No dia 25/03, jogando em Taubaté, o alvi azul encarou o organizador do torneio, o Canto do Rio, e queria se reabilitar do empate diante da Portuguesa. O que a torcida esperava que acontecesse contra a lusa Carioca, aconteceu contra o Canto do Rio, goleada.

O alvi azul amassou o adversário, não dando chance alguma, firme na defesa e aproveitando as chances de gol. Na etapa preliminar, Ivan aos 21, Berto aos 23 e Helio aos 31, deixaram o alvi azul em vantagem 3x0. Já na etapa complementar, logo aos 2 minutos Hélio fez mais um e Durval aos 7 ampliou, 5x0. O Canto do Rio diminuiu graças a duas penalidades máximas assinaladas e convertidas por Arnóbio, aos 12 e 26 minutos, coube a Berto aos 30 dar números finais a partida, 6x2.


As equipes atuaram assim:

Taubaté - Sergio, Rubens, Porunga, Arati, Guengue, Ivan, Alcino (Osmar), Berto, Durval (Aléssio), Manteiga, Hélio.

Canto do Rio - Pedro (Rubens), Élcio (Carlos), Garcia, Dodoca, Moreno, Arnóbio, Zé Luiz, Rocinha, Osmar (Zequinha), Benê (Célio), Jairo.

A renda foi de 41,360,00 cruzeiros. O árbitro da partida foi Benedito Francisco.


TAUBATÉ X AMERICANO

Na última rodada do torneio, Taubaté e Americano lideravam a competição com 4 pontos, o alvi azul com 2 empates e 1 vitória, enquanto a equipe de Campos com 1 derrota e 2 vitórias, portanto quem saísse vencedor dessa partida seria o campeão.

O governador do Rio de Janeiro, Miguel Couto Filho, que dava nome ao torneio, veio até Taubaté para acompanhar a partida e entregar o troféu ao campeão. A partida a princípio seria realizada no dia 29/03, mas foi transferida para o dia 01/04.

O torcedor Taubateano estava animado com a possibilidade do time ser campeão e prometia muito apoio durante a partida. Chegado o dia da final, a partida por pouco não aconteceu, por que 1 dia antes 31/03, começou chover muito forte em Taubaté, e a chuva só parou horas antes da partida, deixando o gramado em péssimo estado, era um verdadeiro lamaçal, a partida só não foi suspensa devido à presença do governador do Rio de Janeiro, seus assessores e vários políticos da região, a partida aconteceu. Melhor para o alvi azul que soube se adaptar melhor as condições do gramado, ou que restava dele e atropelou o time de Campos.

Nos primeiros 20 minutos de jogo o Americano fez frente ao Taubaté, depois disso foi um verdadeiro massacre. Berto aos 2 minutos abriu o placar para o alvi azul, aos 4 Maneco empatou para o Americano. Durval aos 17 minutos fez o segundo do alvi azul, mas coube a China aos 20 deixar tudo igual 2x2. Berto aos 35 e 39 minutos deixou o alvi azul em vantagem 4x2, chegando assim ao final da etapa preliminar.

Na etapa complementar, o Taubaté dominou as ações tanto defensivamente como ofensivamente, deixando o time de Campos sem saída e sem conseguir reagir. Hélio aos 3, Durval aos 32 e Aléssio no apagar das luzes 44 fecharam o placar, 7x2.


As equipes atuaram assim:


Taubaté: Sérgio, Rubens (Mazzini), Porunga, Arati, Guengue, Zé Américo (Ivan), Alcino (Aléssio), Berto, Ivan (Manteiga), Durval e Hélio.


Americano: Alcides, Ramos, Naime, Marreco, Euclides, Nilton, China (Roberto), Carlinhos, Jolmar, Maneco (Ronaldo) e Arturzinho. nico:

ESPORTE CLUBE TAUBATÉ, QUANDO ENFRENTOU MADUREIRA E EMPATOU POR 3x3.

AMERICANO FUTEBOL CLUBE, QUANDO ENFRENTOU O CANTO DO RIO E PERDEU POR 4x2.


Esporte Clube Taubaté, campeão do torneio Miguel Couto Filho. O governador do Rio de Janeiro entregou o taça de campeão ao presidente do clube, Joaquim de Morais Filho. Taça essa, que infelizmente com o tempo desapareceu.


Esse título não tem a importância de outros na história do clube, mas tem seu valor, tanto que foi muito festejado por jogadores e torcedores.


Foi um grande feito do alvi azul, pena que hoje em dia esse título é pouco lembrado, quase esquecido.


Salve os Campeões do Torneio Miguel Couto Filho de 1956!


FONTES:

Jornal do Sports - Terça Feira, 6 de Março de 1956.

A Gazeta Esportiva - Quarta Feira, 7 de Março de 1956.

A Gazeta Esportiva - Quinta Feira, 8 de Março de 1956.

A Gazeta Esportiva - Sexta Feira, 9 de Março de 1956.

Correio da Manhã - Sábado, 10 de Março de 1956.

Sport Ilustrado - Quinta Feira, 15 de Março de 1956.

A Gazeta Esportiva - Segunda Feira, 26 de Março de 1956.

A Gazeta Esportiva - Segunda Feira, 2 de Abril de 1956.

207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page